O texto da nova NR 17 mantém os mesmos cinco temas de condições de trabalho já tratados anteriormente: organização do trabalho; movimentação manual de cargas; mobiliário dos postos de trabalho; máquinas, equipamentos e ferramentas manuais; e conforto no ambiente de trabalho.
Entretanto, há uma grande novidade: um capítulo dedicado à sistemática de avaliação dos fatores de riscos ergonômicos, que passa a ter duas etapas: a Avaliação Ergonômica Preliminar e a Análise Ergonômica do Trabalho.
A saúde mental adquiriu crescente importância durante a pandemia. O que já era preocupação para as empresas, tornou-se assunto número um pós- COVID-19.
Os problemas de saúde mental constituem a terceira causa de incapacidade no Brasil. Estima-se que a depressão e ansiedade serão as primeiras causas de perda da capacidade de trabalho nos próximos 10 anos, em todo o mundo, de acordo com as projeções da Organização Mundial de Saúde.
O computador é hoje uma ferramenta imprescindível para a maioria das pessoas, não somente no mundo do trabalho, mas também no universo pessoal e social.
Atualmente, os desconfortos e distúrbios relacionados ao uso do computador não estão apenas ligados à frequência da digitação, mas, especialmente à prática cada vez menor da flexibilidade e da alternância de posturas, e à alta densidade dos trabalhos, com softwares, internet, e-mail e outros, tudo conectado ao computador, de forma simultânea.
O Grupo de Trabalho - GT COVID-19 - do MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO, de âmbito nacional, emitiu uma NOTA TÉCNICA com o objetivo de promover e proteger a saúde do trabalhador, bem como reduzir os impactos negativos trabalhistas decorrentes da pandemia de infecções por COVID-19. O objetivo da nota é indicar as diretrizes a serem observadas pelos estabelecimentos de ensino, a fim de garantir a proteção da saúde e demais direitos fundamentais de professores que exercerem suas atividades laborais por meio de plataformas virtuais e/ou em home office.
Leia maisA cadeira de trabalho é, na maior parte das vezes, a figura central do posto de trabalho! E é fácil entender a razão: relacionamos a ela a nossa sensação de bem-estar! Se a cadeira é confortável, macia e nos "abraça" quando nela nos sentamos, temos a sensação de que aquele posto de trabalho está nota 10!
É um teste simples e rápido que, assim que respondido, define quanto à condição ergonômica do seu posto de trabalho quando você trabalha com computador. Entretanto, mais importante do que saber qual é essa condição ergonômica, se BOA, RAZOÁVEL OU RUIM, é importante que você saiba como lidar com a resposta recebida!
Um artigo publicado pelo “Estadão”, no último dia 09 de julho de 2020, chama a atenção para a importância de as empresas serem cautelosas em relação à adoção do home-office como definitivo, mesmo após o final da pandemia da COVID-19. Segundo a citada publicação, após a crise gerada pela pandemia, empresas americanas chegaram à conclusão de que o home-office é positivo e apresenta bons resultados.
Leia maisFicar simplesmente repetindo orientações e regras de ergonomia para me ajustar ao posto de trabalho no home-office ou entender por que preciso me ajustar e organizar meu trabalho de maneira específica?
Leia maisSim, a tendência é que ele seja mantido!
Estudos recentes apontam que já é grande o ...
Contratar um trabalho de Ergonomia sem propósito e objetivo definidos pode ser um tiro no pé. Entender o que está sendo contratado e o resultado do que foi feito pode ...
Leia maisFrente à esse cenário que estamos vivendo, a Erguer está pensando em novas estratégias e soluções para as empresas. Para concretizar este projeto, desenvolvemos uma pesquisa, simples e objetiva, para entender melhor as dores, necessidades e desejos das empresas.
Leia maisQuem já fazia home-office antes da Pandemia da COVID-19 já sabia das dificuldades de realizar todas essas tarefas simultaneamente, mas essas pessoas tiveram tempo para se organizar. Para que pudessem focar no trabalho de forma adequada e produtivas, as pessoas contrataram serviços de diaristas, babás, creches ou escolas para os filhos, preparo com antecedência das refeições, enfim, essas pessoas se programaram para essa rotina.
Quando a atividade executada por um trabalhador é bem estudada, é possível prever os recursos necessários para sua correta e produtiva execução, sem que haja dificuldades que impeçam sua realização ou a tornem um verdadeiro problema.
Atendendo a crescente demanda em ergonomia, a ERGUER acaba deadquirir o Eletromiógrafo MyoTrac Infiniti. O modelo portátil fabricado por umaempresa canadense ( Thought ...
Leia maisUma das ferramentas utilizadas pela ERGUER é o dinamômetro digitalCROWN DAC, dotado de célula de carga. O modelo portátil é um dos maismodernos ...
Leia maisEm novembro de 2013, a ERGUER participou do IV Encontro de Gestão de Pessoas e Relações no Trabalho - EnGPR, que aconteceu em Brasília/DF, sob ...
Leia maisEm 2013, a ERGUER elaborou e validou cientificamente, através de dissertação de mestrado, uma escala para mensurar os fatores do trabalho, a importância ...
Leia maisCom o intuito de sempre ampliar e aprofundar seus conhecimentos , a ERGUER participou de um curso de Gerenciamento do Stress, realizado em Porto Alegre, em 2012. O curso foi organizado pela ...
Leia maisEm 2012, a Erguer participou do 12º de Stress da ISMA-BR (International Stress Management Association), que aconteceu em Porto Alegre/RS.Na ocasião, a ERGUER teve dois ...
Leia maisCom o advento do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP, jáem vigor, e do Fator Acidentário Previdenciário - FAP, que ...
Leia mais